6 de fevereiro de 2013

O velho e rabugento machismo

Olá divinos, tudo tranquilo?
Vocês já perceberam que ao "poder" hierárquico do homem na sociedade, associa-se sempre uma imagem de força, inteligência e dominação? Mas que ao longo dos tempos está se tornando cada vez mais evidente o ganho de espaço da mulher? Só que com isso, infelizmente, vemos também represálias contra essa digamos "evolução" feminina, demonstradas através de atos violentos e preconceituosos.
Ao nascer, o sexo do individuo é definido pela natureza -  falo aqui de gêneros masculino e feminino e não de opção sexual - já o comportamento diferenciado sofre influencia direta da educação recebida, sendo a mesma marcada historicamente pela subordinação da mulher. Desde pequenos homens e mulheres recebem diferentes orientações; as filhas devem aprender os afazeres domésticos e jamais se opor aos pais e irmãos; na outra face da moeda temos os filhos simbolizando a continuação da família, aqueles quais devem impedir que a honra familiar se perca. E assim se deu por anos, famílias ditas tradicionais criando mulheres amélias e homens machistas.
Porém faço aqui um questionamento: Se tal modelo de comportamento social era tão eficaz, como iniciou-se a revolta feminina? - Há quem diga que dentro da mulher sempre existiu um comichão revolucionário, desde a época de Adão e Eva, quando Eva desobedeceu e comeu a maçã, por pura rebeldia. Alguém por aqui acredita nisso? - A desigualdade quanto aos gêneros sempre trouxe e sabemos como ainda traz consequências dramáticas, posso citar como exemplo a violência doméstica, onde mulheres apanham e calam o grito de dor; a pouca ocupação ou quase nenhuma em cargos de liderança até então existente nas décadas anteriores ao ano 2000.
O que motivou a reação feminil foi o conhecimento, graças a ele as mulheres aprenderam que obedecer aos homens não é a lei da terra; que todo ser humano tem vontade própria e se um sexo suporta a subordinação secular, a agressão diária, com certeza ele é forte o suficiente para sair de casa e ir buscar ao mundo o que é seu por direito.
Glória aos céus, em pleno século XXI assistimos diversas conquistas femininas ilustrando que o velho e rabugento conceito de homem trabalhador e mulher dona de casa tem se modificado, não sendo o mesmo mais associado a quem profere a última palavra. E então, vai conquistar seus direitos ou dizer "Sim, senhor" e seguir para o quarto se aprontar, afinal "ele quer te usar"?

17 comentários:

  1. Vanessa, bom dia querida!
    Hoje eu estava precisando ler algo assim, motivador quanto aos direitos da mulher, a busca pela nossa posição na sociedade!

    Ao longo dos séculos e até nas últimas décadas, a mulher foi considerada apenas acompanhamento do homem, nunca foi valorizada.
    Mas este triste episódio está melhorando a cada ano e já podemos nos sentir seguras de si, enfrentando o preconceito e buscando o espaço na sociedade, de igual para igual com os homens!
    É claro que ainda precisamos caminhar muito para conseguir conquistar a verdadeira igualdade, mesmo que nossos direitos estejam estampados na Constituição da República.
    Violência e submissão ainda estão muito próximos e presentes, um estigma entristecedor.

    Mas conseguiremos, o importante é jamais deixar de lutar!
    Parabéns pelo texto, está muito rico e real!
    Um beijo e uma semana de muitas conquistas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Adriana.
      Todos nós sabemos do triste passado das mulheres submissas e embora esteja ai todos os dias os exemplos de vitória, de como podemos mudar essa situação, ainda temos mulheres acuadas ou pior ainda, que aceitam, vivem e pensam o machismo.
      Há muito para se batalhar ainda, querida.
      Beijos flor.

      Excluir
  2. Concordo plenamente, Vanessa. O mundo progrediu muito, mas ainda há preconceito e fragmentações. O pior é quanto tem mulher machista... Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Sérgio, rsrs. Você tinha comentando sobre isso num post mais antigo e foi isso que me levou a fazer mais reflexões... Quem sabe na próxima eu falo sobre o lado machista de todas as mulheres? Eu adoro debater sobre essas coisas, kkkk.
      Beijos querido, tenha uma semana muito boa!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

  4. Olá
    Muito bom texto reflexivo, mas estamos na fase de transição e homens e mulheres ainda se sentem confuso entre seus desejos e seus papéis.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, nos encontramos ainda sem conclusões definidas. E talvez assim permaneceremos por muito tempo, já que a sociedade é isso mesmo, essas transformações diárias.
      O importante é que as provas estão ai, de que algo mudou.
      Beijos, volte sempre por aqui.

      Excluir
  5. Nossa adorei esse texto, é exatamente assim que acontece.
    Nós mulheres que aguentamos né, raiva.

    Beijo.
    http://www.quaseatoa.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrsrs. Aguentamos muito mais do que se pode imaginar.
      Beijinhos Ju.

      Excluir
  6. Eu fui educada para ser independente. E deu certo, pq não tolero submissão e gosto de trabalhar para ter o meu dinheiro. As mulheres se submetiam pq não tinham como se sustentar. Agora já era, macharada! rsrs

    Um bjo, Vanessa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrs, será que é apenas uma questão de finanças Paty? Eu não creio que seja o dinheiro o motivador de tudo.
      Beijos flor, te desejo uma semana linda!

      Excluir
  7. Concordo plenamente com você Vanessa..apesar dos avanços ainda temos e muito que melhorar na nossa sociedade. Abraços. Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Sandra, temos muito que fazer ainda por esse mundo. A luta pelo espaço feminino é apenas uma das batalhas a se vencer. A maior de todas talvez seja a igualdade perante todos os seres.
      Beijos querida, tenha uma ótima semana.

      Excluir
  8. Graças a Deus, esse "poder do homem"
    está cada vez menor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Ao menos nisto nós de fato evoluímos.
      Beijos.

      Excluir
  9. Olá Vanessa.

    Grande escrito. As mulheres descobriram uma antiga lição: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará". Liberto das mentiras e condicionamentos, o "sexo frágil", mostra sua força e manda o machismo passear. Pena que ainda haja muito babaca com mente de Neandertal que não conhecem qualquer argumento fora da violência. Para essas bestas ditas humanas, os rigores da lei. Maria da Penha nessa corja!

    Obrigado por sua visita e gentil comentário.
    Um abração e um maravilhoso final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal sua referencia Antonio. Faço minhas, as suas palavras de conhecimento.
      O sexo frágil infelizmente existe, mas ele só se faz presente em quem se permite prestar o papel. Essa é a nossa luta, para que a cada dia mais mulheres mostrem sua força.

      Obrigada pela presença, um beijo!

      Excluir

Comente, você também faz parte deste blog. Divina Feminilidade agradece seu carinho.