16 de agosto de 2012

O dia em que meu blog sumiu!

Foto via Yahoo!
Queridos, hoje vim contar uma história que poderia ter sido o fim trágico e desconsolante do DF, mas no final me serviu de lição, graças a Deus. Um dia acessei o blog e ele estava fora do ar, simplesmente tinha evaporado, entrei na minha conta Google e lá estava escrito que o blog havia sido excluído, eu fiquei atonita, em estado de choque.
Logo então veio o desespero, minha conta foi bloqueada minutos depois, senti meus ombros pesarem e as lágrimas vieram à tona. todo o meu sentimento por esse blog, meus textos, meus amigos, tudo tinha desaparecido e eu nem se quer sabia como. Travei uma luta com a internet, estava a disposta a recuperar cada vírgula daqui, li todas as ajudas possíveis do Google, as dúvidas, os regulamentos e enviei emails, até números de telefone eu consegui.
De forma alguma deixaria de tentar, eu preciso deste espaço para ser feliz, foi incorporado a minha vida de um jeito estranho, Até que finalmente recebi um email do Google me informando que minha conta tinha sofrido uma invasão e por questões de segurança eles bloquearam todos os meus dados e sites, agora como eles descobriram a invasão? Será que então o sistema de segurança deles ficou inteligente? Sim! Através do IP registrado em configurações importantes da conta eles souberam que possivelmente seria um hacker, uma vez que o IP era diferente. 
Com tudo ajeitado e meu blog de volta no ar, meus olhinhos brilhando de alívio, resolvi transformar minha conta na mais impenetrável possível e assim foi feito. Esta é uma dica valiosa para meus amigos blogueiros, o Google conta com um sistema de segurança - optativo pelo usuário - em que toda vez que a conta for acessada de um IP não registrado como seguro eles pedem um código de verificação, como uma segunda senha, esta seria enviada ao número de celular registrado, claramente mais seguro, ou pelo menos, mais difícil ao hacker. 
Ainda assim, caso a pessoa esteja sem seu celular, é disponibilizado 10 códigos de emergencia que devemos imprimir e guardar em um local seguro, no entanto, de fácil acesso por exemplo nossa carteira. Cada código só pode ser usado UMA vez e lembrando que para imprimi-los é preciso estar logado, ou seja, nenhum invasor tem possibilidade de contato com estas chaves.
Bom, o que eu acho disto tudo é que tive sorte, eu poderia realmente ter perdido meu site e isso seria um golpe duro. Agora me sinto mais segura, graças a informação, foi preciso um susto desse para me alertar. Todos sabemos que estamos vulneráveis a tais ações criminosas, mas nem todos procuramos de fato o máximo de proteção, fica a dica pra meus companheiros daqui.

"Vigiai a raposa para que não coma as galinhas, por mais confiável que seja lembre-se, ela é uma raposa."

15 comentários:

  1. Ai, que susto! Eu iria morrer do coração se perdesse meu bloguinho!
    Já fiz back up dele, mas de invasão de hacker é punk mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, pena que não houve punição para quem fez isso.

      Excluir
    2. Olá vanessa fico feliz por ter recuperado seu blog..agora poderia me ajudar..pois eu tive a minha conta excluida essa semana, estou desesperado e não sei o que fazer..todos os meus blogs foram deletados e o blogger nem se quer me avisou pra eu poder pelo menos fazer um backup...

      Se você puder me ajudar agradeço muito, meu email é harddica(@)gmail.com

      Meu nome é rodrigo dono do blog www.blogando20.com que consegui mudar para outro servidor pois até este foi excluido do blogger...preciso muito da sua ajuda..e agradeço pela atenção....

      Excluir
    3. Rodrigo, sua conta foi excluida totalmente e vc não consegue ter acesso ou apenas seu blog?
      Vou te contatar pelo email.

      Excluir
  2. ola , vi o seu comentário num outro blog e saí correndo para o seu blog, vendo seu magnifico espaço, adorei imenso, mas tenho um convite para fazer, se voce gostar de poesia venha visitar e dar a sua opinião aos meus poemas http://assombrado-mc.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada por ter vindo conhecer meu espaço, dei uma olha lá no seu também, adorei seus poemas.
      Beijos, volte sempre.

      Excluir
  3. Oi Vanessa

    Nossa! Que peninha de você por ter passado por isto, ainda bem qeu tudo se resolveu.

    Eu uso esse código de segurança pelo celular em meu e-mail gmail, mas não o uso no e-mail do blog acho que vou ative-lo lá também.

    Uma outra solução é exportarmos nosso blog para o pc de vez em quando, assim se ele sumir o importamos de lá, eu faço isto sempre pelo painel do blog, é simples.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu desconhecia esse código, até receber esta bomba.
      Eu faço back up pro pc de tempos em tempos, mas o medo continua né. Beijos xará.

      Excluir
  4. Olá, querida
    Já passei por um situação similar... sofri bastante...
    Deus te cubra de bênçãos e te faça feliz!!!
    Bjs festivos de paz

    ResponderExcluir
  5. Sabe Vanessa que tenho esse tumblr há bastante tempo? Confesso que ele fica meio que abandonadinho rs, de vez em quando apareço por lá =)

    ResponderExcluir
  6. Vanessa querida, isto é mais comum do que você imagina, pois eu passei por uma situação igual, tive que redefinir minha senha, pois o Google bloqueou minha conta com a mesma desculpa, sorte que eu registrei outro e-mail como segunda opção e foi através dele que resolvi e fiquei sabendo da mensagem sobre a chave de segurança, que recebi através do celular. Mas para maior segurança ainda, a cada postagem é indicado e recomendado fazer backup e salvar o blog! Eu faço sempre depois disso! E registrar o blog também! Uma abençoada semana, repleta de muita paz e alegria!
    Grande e carinhoso abraço!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. hey, gostei daqui e estou seguindo ;]] Amanda Cristina http://realidade-imperfeita.blogspot.com passa lá depois? ;*

    ResponderExcluir

  8. Olá querida,

    Que sufoco, hein?
    Ainda bem que tudo se resolveu. Eu ficaria em choque também.
    Deus nos livre dessas raposas!
    Preciso atualizar o back up do meu (e já).

    Beijo.

    ResponderExcluir
  9. É a minha primeira vez aqui e adorei seu blog! Isso é muito chato, eu ficaria apavorada. Como faço para fazer esse processo de segurança? Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em te receber no meu cantinho. Olha, voce tem um email de contato para que eu te passe as instruções direitinho? É porque é um tanto grande para aqui. Beijos flor e volte sempre.

      Excluir

Comente, você também faz parte deste blog. Divina Feminilidade agradece seu carinho.