16 de janeiro de 2012

Drops literário - Vai começar.

Oi meus queridos, com o blog completando 3 anos muitas novidades estão por vir uma delas é o Drops Literário. Drops significa gotas, goles, porções e partezinhas, partindo dai tive a ideia de postar uma vez por mês um trecho de algum livro que eu tenha lido e gostado bastante ao ponto de querer compartilhar com outras pessoas, de instigar a vontade de outros lerem o livro. 
Nada como um pouco de leitura na nossa vida além dos blogs é claro, existe uma frase que diz assim: Tome um porre de livro que a ressaca é de cultura.
Hoje eu começo com um ícone da literatura infantil mais que isso um livro que todo adulto deveria ler, O pequeno príncipe. Com suas palavras simples consegue passar ensinamentos preciosos as crianças e conselhos fortes aos mais velhos, mostrar numa flor simplória sua "singularidade digamos que coletiva" e num mundo cheio de planetas excêntricos, a sua normalidade.

"Bom dia! - disse ele. – Era um jardim cheio de rosas.
- Bom dia! - disseram as rosas.
Ele as contemplou. Eram todas iguais à sua flor.
- Quem sois? - perguntou ele espantado.   
- Somos as rosas - responderam elas.
- Ah! - exclamou o principezinho...
E ele se sentiu profundamente infeliz. Sua flor lhe havia dito que ela era a única de sua espécie em todo o Universo. E eis que havia cinco mil, iguaizinhas, num só jardim!
"Ela teria se envergonhado", pensou ele, "se visse isto... Começaria a tossir, simularia morrer, para escapar ao ridículo. E eu seria obrigado a fingir que cuidava dela; porque senão, só para me humilhar, ela seria bem capaz de morrer de verdade..."
Depois, refletiu ainda: "Eu me julgava rico por ter uma flor única, e possuo apenas uma rosa comum. Uma rosa e três vulcões que não passam do meu joelho, estando um, talvez, extinto para sempre. Isso não faz de mim um príncipe muito poderoso..."

O pequeno príncipe - Antoine Saint-Exupéry 

10 comentários:

  1. O Pequeno Príncipe é um clássico da literatura universal, famoso pela afirmação: Tu te tornas responsável por tudo aquilo que cativas.
    Ótima sua ideia, sucesso nas mudanças de aniversário do blog.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De certo este livro tem muito que nos ensinar. Obrigada amigo, as mudanças são apenas um Q a mais no blog, necessário mesmo é a presença de amigos como voce.

      Excluir
  2. O Pequeno Príncipe é um clássico da literatura universal, famoso pela afirmação: Tu te tornas responsável por tudo aquilo que cativas.
    Ótima sua ideia, sucesso nas mudanças de aniversário do blog.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  3. Adorei a ideia!!!

    Bem, eu comecei a ler O Pequeno Príncipe na adolescência, mas não o conclui. Acho que o meu espírito rebelde à época não compreendeu bem as mensagens do autor. Boa sugestão de releitura!

    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha sei bem como é esse espírito rebelde, a época muda e a forma de se expressar também mas todo adolescente passa por essa fase. Um beijo Paty.

      Excluir
  4. Olá Vanessa,

    Que prazer vê-la por aqui. Vi lá na Paty a homenagem que ela fez para você e o seu blog.
    Parabéns pelos 3 anos de blog! É uma grande marca.

    Amei seu espaço!

    Achei muito interessante sua iniciativa. Não conheço forma melhor de alargar horizontes e de enriquecer conhecimentos do que uma boa leitura.

    Li o Pequeno Príncipe duas vezes. A primeira por imposição do Colégio e a segunda por opção. Creio que vou ler uma terceira vez, pois hoje já adquiri uma percepção maior e poderei aproveitar ainda mais a leitura deste clássico da literatura.

    Estou seguindo. Volte sempre.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Sumiste! Aparece!Uma 3ªF iluminada p/vc!Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oieee Vanessa,

    mais festa por aqui? Que beleza, adoro uma festa, comemorar com você seus três anos de blog vai ser o máximo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Hola Vanessa, bella narrativa.
    deseo tengas feliz semana.
    saludos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola Ricardo, seja bienvenido. Deseo lo mismo para usted.

      Excluir

Comente, você também faz parte deste blog. Divina Feminilidade agradece seu carinho.