12 de dezembro de 2011

O poder das lembranças

Foto via WeHeartIt
Quão importante é uma lembrança para você? Ela possui gosto, textura, aroma? Um dia desses estava estudando para o vestibular e quando peguei o caderno do curso e comecei a folhear procurando um assunto subiu aquele cheiro de tinta de caneta rosa no papel – daquelas com cheiro de rosas, acreditem – mais algumas folhas e então senti o cheiro de piloto para quadro. Um turbilhão de memórias me atingiu, as aulas de matemática tantas risadas e o professor falando “cuidado com o oxi”, o dia em que o convencemos a não dar aula – ficamos ouvindo música e conversando.

Quanta falta faz um simples curso de exatas que tinha tudo para ser chato se não fossem os amigos reais, juntos, e aquele professor com uma generosidade tão grande, talvez um dos meus amigos que nunca irei esquecer. Até os cálculos mais tenebrosos me lembram com lágrimas nos olhos as noites de quartas trigonométricas e as tardes de quinta onde fazíamos a profª de química dançar lambada.
Eu percebo no espaço toda essa atmosfera de felicidade e união que me traz tanta saudade, o dia a dia simplório e tão rico de emoções desde um “eu não consigo aprender isto” a um “você consegue sim, na verdade já aprendeu só precisa perceber.” São imagens fortes da minha juventude que ficarão guardadinhas no meu coração ao lado das palavras sinceras que mais parecem uma surra moral, um acorda pra vida lançado justamente por aqueles que eu nunca pensei que seriam tão meus amigos assim, meus professores de curso.
Mas e vocês leitores despertam as memórias com o que? Não importa o sabor que tenha um momento o importante é que ele seja só seu e te traga lágrimas nos olhos e aquela sensação boa no coração – os que procuram razão pra tudo a chamam de nostalgia.

4 comentários:

  1. lambada? imaginei a cena, omg.
    sokaoskaoskaoskaskas

    é, lembranças sabem nos fazer sorrir até mesmo quando aquela lágrima quer cair, o poder da lembrança? todo.

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Vanessa, tu tiveste uma lembrança proustiana. Proust na sua coleção "Em Busca do Tempo Perdido" através dos seus personagens vai-e-vem na memória dessa forma - é o aroma do café que leva-o a lembrança de infância, um quadro, e vai-se desdobrando as memórias. A nostalgia também tem-me atacado e me feito perder as noites de sono a lembrar pessoas que já não vejo mais...

    Bom final de semana.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Eu sinceramente não fico muito preso à lembrança, hoje convivo mais com o presente mesmo.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  4. Oi Vanessa

    vim desejar-lhe um Feliz Natal, cheio de alegrias e muito amor. Beijos!

    ResponderExcluir

Comente, você também faz parte deste blog. Divina Feminilidade agradece seu carinho.