1 de novembro de 2013

Viver parar morrer



Quanto vale uma vida? Quanto vale um corpo inerte? Será que é possível mensurar?
Passamos anos e anos sem pensar na morte, afinal, se temos uma vida inteira pra viver, por qual motivo iremos pensar no último dia? Às vezes passamos anos abdicando de nós mesmos para viver em função de outros, aquele velho utilitarismo de fazer a felicidade alheia se multiplicar, e a gente? Nada! Mas há também quem prefira ser egoísta, fazer de outras pessoas sua própria escada. Depois da morte alguém vai ousar julgar?!
E tem aquela luta diária de se manter em pé, a superação de quem já foi humilhado, discriminado, passou fome e frio, ou até mesmo quem não sofreu nada disso... Toda história de vida é válida, tem a sua importância. Certa vez eu li uma frase que diz assim: “Morrer para viver e viver parar morrer”. E sabe por que eu nunca esqueci? Porque cada suspiro é um morrer fisiologicamente, para que novas células nasçam, novas funções no nosso corpo nos façam viver. Cada segundo vivido é um passo para a morte, onde todos nós seremos iguais, carne podre, ossos, pó... No caixão ninguém é rico ou pobre, negro ou branco, hétero ou gay; somos apenas uma matéria morta, uma vida que se finda.
E novamente eu pergunto quanto vale uma vida? Vale os bens que deixamos? As crianças que geramos; os sorrisos e as lágrimas que nos tiraram? Vale ter vivido mornamente o medo da morte ou intensamente o caminho que nos leva até ela? Não sei, não sabemos! Quem vai poder responder?! Se cada ser é único, cada vida é rara e custa o quanto cada pessoa quiser custar... Pode valer tudo e ao mesmo tempo valer nada.
Lembrem-se e caso seja necessário também me lembrem: Todos chegarão lá um dia, mais cedo ou mais tarde, é a lei da vida, o que nasce hoje um dia terá que morrer. E a lacuna que fica entre o início e o fim, cabe a nós escolher como vamos preencher.

2 comentários:

  1. Pois vc está coberta de razão. Sendo a morte a única certeza que temos na vida, cabe a nós vivê-la da melhor forma possível.

    Vanessita, passei pra dizer que o IMD tá fazendo 4 anos e tem sorteio por lá. Vai que a sorte lhe sorri de novo... rsrsrs
    beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida Vanessa
    Sabe que eu precisava ler um post assim hoje com o tema dele?!
    Hoje foi retirado tudo de uma vizinha no meu condomínio pois tem mais de 90 e o filho veio limpar tudo e doar porque não têm mais condição de morar sozinhos os seus pais...
    Uma outra vizinha do mesmo andar, tá mal da pressão e dando motivo para preocupação... tem 80 anos...
    Hoje, de repente, me vi pensando na morte e na efemeridade da vida...
    Jogamos tanto tempo fora...
    Seja feliz e abençoada!!!
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir

Comente, você também faz parte deste blog. Divina Feminilidade agradece seu carinho.