26 de novembro de 2012

Especial: O espelho - João Guimarães Rosa #2

Imagem: Google
Resta-lhe argumento: qualquer pessoa pode, a um tempo, ver o rosto de outra e sua reflexão no espelho. Sem sofisma, refuto-o. O experimento, por sinal ainda não realizado com rigor, careceria de valor científico, em vista das irredutíveis deformações, de ordem psicológica. Tente, aliás, fazê-lo, e terá notáveis surpresas. Além de que a simultaneidade torna-se impossível, no fluir de valores instantâneos. Ah, o tempo é o mágico de todas as traições... E os próprios olhos, de cada um de nós, padecem viciação de origem, defeitos com que cresceram e a que se afizeram, mais e mais. Por começo, a criancinha vê os objetos invertidos, daí seu desajeitado tactear; só a pouco e pouco é que consegue retificar, sobre a postura dos volumes externos, uma precária visão. Subsistem, porém, outras pechas, e mais graves. Os olhos, por enquanto, são a porta do engano; duvide deles, dos seus, não de mim. Ah, meu amigo, a espécie humana peleja para impor ao latejante mundo um pouco de rotina e lógica, mas algo ou alguém de tudo faz frincha para rir-se da gente... E então?
Note que meus reparos limitam-se ao capítulo dos espelhos planos, de uso comum. E os demais — côncavos, convexos, parabólicos — além da possibilidade de outros, não descobertos, apenas, ainda? Um espelho, por exemplo, tetra ou quadridimensional? Parece-me não absurda, a hipótese. Matemáticos especializados, depois de mental adestramento, vieram a construir objetos a quatro dimensões, para isso utilizando pequenos cubos, de várias cores, como esses com que os meninos brincam. Duvida?


"Para quem não entendeu, estou fazendo um especial de postagens, dando sequência a uma cronica de João Guimarães Rosa. Esta foi a segunda parte, se gostou continue acompanhando os próximos posts. Parte 02/10 "

8 comentários:

  1. Vanessa querida! Obrigada por compartilhar e pelo momento cultura.... Obrigada pelo carinho e pelo comentário gentil! Um início de semana de paz e alegria!
    Que o amor renovador e a Paz de Jesus Cristo habitem nossos corações sempre! Abraço carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada Elaine, sempre que posso, retribuo o carinho que vc já tinha me dando antes.
      Um beijão moça.

      Excluir
  2. Meu bem, Guimarães Rosa não é pra qq um não, viu...

    Abalou!

    bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrsrs. É pra quem aprecia a leitura Paty, por isso trouxe para meus leitores.
      Beijinhos querida.

      Excluir
  3. Adorei a ideia e o texto!
    Beijos :*
    Nos olhos de quem viu



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Cássia, fico feliz. E mais feliz ainda por ver vc cada dia mais frequente por aqui *-*

      Excluir

Comente, você também faz parte deste blog. Divina Feminilidade agradece seu carinho.