14 de novembro de 2012

Especial: O espelho - João Guimarães Rosa #1

Imagem: Flavio Demarchi
Se quer seguir-me, narro-lhe; não uma aventura, mas experiência, a que me induziram, alternadamente, séries de raciocínios e intuições. Tomou-me tempo, desânimos, esforços. Dela me prezo, sem vangloriar-me. Surpreendo-me, porém, um tanto à-parte de todos, penetrando conhecimento que os outros ainda ignoram. O senhor, por exemplo, que sabe e estuda, suponho nem tenha idéia do que seja na verdade — um espelho? Demais, decerto, das noções de física, com que se familiarizou, as leis da óptica. Reporto-me ao transcendente. Tudo, aliás, é a ponta de um mistério. Inclusive, os fatos. Ou a ausência deles. Duvida? Quando nada acontece, há um milagre que não estamos vendo.
Fixemo-nos no concreto. O espelho, são muitos, captando-lhe as feições; todos refletem-lhe o rosto, e o senhor crê-se com aspecto próprio e praticamente imutado, do qual lhe dão imagem fiel. Mas — que espelho? Há-os "bons" e "maus", os que favorecem e os que detraem; e os que são apenas honestos, pois não. E onde situar o nível e ponto dessa honestidade ou fidedignidade? Como é que o senhor, eu, os restantes próximos, somos, no visível? O senhor dirá: as fotografias o comprovam. Respondo: que, além de prevalecerem para as lentes das máquinas objeções análogas, seus resultados apóiam antes que desmentem a minha tese, tanto revelam superporem-se aos dados iconográficos os índices do misterioso. Ainda que tirados de imediato um após outro, os retratos sempre serão entre si muito diferentes. Se nunca atentou nisso, é porque vivemos, de modo incorrigível, distraídos das coisas mais importantes. E as máscaras, moldadas nos rostos? Valem, grosso modo, para o falquejo das formas, não para o explodir da expressão, o dinamismo fisionômico. Não se esqueça, é de fenômenos sutis que estamos tratando.

"Para quem não entendeu, estou fazendo um especial de postagens, dando sequência a uma cronica de João Guimarães Rosa. Esta foi a primeira parte, se gostou continue acompanhando os próximos posts. Parte 01/10 "

12 comentários:

  1. Que maravilha um blog que cita Guimarães Rosa!!! Aposto que um monte de gente não sabe nem quem é.
    Parabéns pela iniciativa, Vanessa!
    Continuarei acompanhando.
    Beijinhos,
    Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Paula. Espero que as pessoas que não o conhecem, passem a conher agora e se interessar por suas obras maravilhosas.
      Beijinhos.

      Excluir
  2. Vanessa, em breve o meu livro no site da Livraria Cultura, quem quiser autografado basta enviar um email ou comentar solicitando informações bancárias que por APENAS 15 reais, envio um exemplar autografado para qualquer lugar do Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum.. que coisa boa! Assim que eu puder, solicito o autografado, presentão pro natal hein
      Beijos.

      Excluir
  3. Olá, Vanessa!
    Tudo bem?
    Adorei o seu blog! Aqui tudo é muito foto e delicado.
    Nota-se de longe o capricho que você tem com suas postagens.
    Sucesso com o blog e com o processo da CNH.
    Deixei uma resposta para você lá no meu.
    Beijos :*
    http://www.hidaianarosa.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Hidaiana, volte sempre. Vamos ver no que dá essa CNH né, rsrs.
      Beijinhos flor

      Excluir
  4. Lindo seu post
    Amo Guimarães Rosa, cheguei até conhecer o lugar onde ele nasceu. considero ele uma inspiração para meu textos =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Camila, que vontade eu tenho de conhecer mais sobre a vida dele. É fantástico mesmo.
      Beijos mocinha, ótimo fim de semana.

      Excluir
  5. Ideia maravilhosa, Guimarães Rosa faz por merecer sucessivas homenagens.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade amigo, ele é ótimo. Estou feliz em te ver por aqui novamente, é sempre bom ler suas palavras.
      Beijos, um novo final de semana está chegando e te desejo que seja muito bom.

      Excluir
  6. Guimarães Rosa é inspirador demais. Muito legal a escolha dele para suas postagens. Ficou ótimo. Adorei!
    Beijosssss
    Pâmela Rodrigues
    http://listerealize.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pamela, muito obrigada. É só acompanhar, que ainda tem muita coisa bacana. Beijinhos.

      Excluir

Comente, você também faz parte deste blog. Divina Feminilidade agradece seu carinho.