12 de outubro de 2012

12 de Outubro, por quê?

Foto via Flickr / Jean Lopes
Hoje é dia das crianças e de Nossa Senhora Aparecida, embora todas as Nossas Senhoras que existam sejam a mesma -  nunca entendi  o porquê de tantas nomeações.  Pensei muito em que relação poderia existir entre o dia das crianças e o dia de Nossa Senhora, pensei e não cheguei a nenhuma conclusão. Dever ser só uma coincidência mesmo. No entanto, numa quase desistência de concluir o assunto, tive um raciocínio meio louco, fantasioso talvez.
Nas décadas passadas a religião católica era maioria entre as populações, e o que melhor se transmitia para as crianças era a catequese. Os presentes quando não eram artigos de luxo, eram religiosos. Então, faço um questionamento, terá sido apenas coincidência uma comemoração religiosa ser feita no mesmo dia em que os motores do mercado consumidor estão a todo vapor? Ou terá sido uma inteligentíssima jogada de marketing dos anos 1900e papel mofado? Sendo assim, os artigos religiosos seriam vendidos aos montes, tanto para adorar a santa, tanto para presentear os pequenos e novos católicos. Faz sentido, mas de certo não deve ser real, só uma das infinitas possibilidades que nossa mente pode criar.
O fato é que, a data instituída pela ONU seria 20 de Novembro, mas ainda sim cada país possui o direito de comemorar o dia das crianças quando achar melhor. No Brasil, o 12 de Outubro foi decretado em 1924.
Não importa a origem das comemorações e nem em que intenções foram criadas, mas sim o verdadeiro sentido na vida das pessoas. Hoje NÃO é um dia só pra fazer o almoção de família e amontoar as crianças com brinquedos, nem de torrar no sol do feriadão, é dia de celebrar o bendito ventre que deu origem ao menino Jesus. E lembrar que todos nós fomos criança um dia, tivemos sonhos, gargalhamos por nada, aprontamos demais e as novas gerações talvez não estejam passando por isso, talvez estejam tendo que aprender a deixar de ser criança.
Hoje, a cima de qualquer outro dia, é momento de refletir. De chorar lembrando das aventuras, de compartilhar felicidades com aquela pequena criaturinha que só precisa de um abraço. É a oportunidade de não abandonar uma das coisas que ainda nos fazem lutar: a fé em uma criança.

7 comentários:

  1. Olá Vanessa!
    Gostei do teu artigo. Acho que aí no Brasil comemora-se o dia da criança, porque todas as crianças têm uma divindade que as protege, como a Nossa Senhora Aparecida.
    Obrigada pela visita.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Na minha família essa data sempre foi motivo de festa, pq é aniversário de minha irmã e de minha tia-madrinha.

    Ah, são muitas Nossas Senhoras, pq a cada uma é atribuído o nome do local onde ela apareceu pela primeira vez, como Nossa Senhora de Fátima, que surgiu em Portugal. todas são inspiradas em Maria.

    Um bj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, então é festa demais na sua família, rsrs, assim que é bom.
      Eu sei que é por causa dos lugares, mas não vejo necessidade em ficar mudando o nome se todas são a mesma.

      Excluir
  3. Ôi Vanessa! Parabéns pelo post lindo e brilhantemente escrito! Adorei! E vamos nóis... Estou novamente pedindo teu voto; desta vez para a nova fase do Top Blog, o Top 100 Top Blog. Posso contar com teu voto? Se já votou em alguém, não tem problema, pois pode votar em quantos blogs quiser! Para votar é tudo igual como da outra vez! O Selo já está na lateral direita do blog, onde estava o outro! Desde já agradeço, de coração! Juntos chegaremos! Ótimo feriadão!
    Abraço carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Elaine, estou torcendo por vc e votando.

      Excluir
  4. Oi benhê.
    O dia das crianças nasceu devido a uma jogada de marketing de grandes empresas de brinquedos pra alavancar as vendas, a quase 10 décadas.
    O dia de nossa senhora de aparecida, é só coincidência mesmo.
    E eu também não sei o porque de tantos nomes. De qualquer forma, pra mim, qualquer religião é válida. Desde de que faça do fiel uma pessoa melhor. e não um babaca doentio.
    Beijooos :*

    ResponderExcluir

Comente, você também faz parte deste blog. Divina Feminilidade agradece seu carinho.