8 de julho de 2012

MEME- Cheiros e memória.

A linda Paty, do blog Impressões, memórias e desventuras, me convidou a participar deste meme, que particularmente é especial pra mim, por se tratar de resgatar lembranças boas através do cheiro. Já falei aqui uma vez sobre as pequenas coisas do nosso dia a dia que nos remetem um gostinho do passado, mas sem dúvida nossa memória olfativa é recorde em nos fazer lembrar de algo. O meme foi criado pela Josy Nunes, do blog Banana com farinha, e pediu que respondêssemos à seguinta pergunta:

Quais os cheiros que te trazem lembranças inesquecíveis?


Via Google
Cheiro de caneta rosa com fragância de rosas:
É meio louco isto, mas este cheiro me traz ótimas lembranças do meu tempo de curso, onde eu aprendia me divertindo, junto com meus amigos e foi onde eu conheci um grande amigo que na época era meu professor, o Bruno. Foi o curso de matemática mais lega da minha vida. Eu sempre usava a tal canetinha rosa pra anotar a matéria e assim fiquei a lembrar dessas aulas sempre que sinto o cheiro da caneta.



Via Google
Cheiro de pastel:
Nossa, isso me lembra quando eu tinha 15 anos, era sagrado toda segunda-feira a tardinha depois da aula de inglês eu saia com minhas amigas Tamires, Luísa, Fernanda e Milena, nosso ponto certo era a barraquinha de pastéis fritos. Lá nós fofocamos, rimos muito e até brigamos. Saudades desse tempo.




Cheiro de neném:
Bom, eu tenho quatro sobrinhos então, é impossível não lembrar deles quando sinto aquele cheirinho de neném, pode ser um talco, pomada ou uma loção. Até hoje quando eu posso, dou aquele cheiro bem demorado nos meus sobrinhos mais velhos.

Via Google
Cheiro de pitanga ou acerola:
A parte mais divertida da minha infância era subir nos pés de pitanga do colégio ou então catar acerolas com me pai no pé que tinha no quintal da minha casa. Eu escolhia as acerolas uma por uma, de vez em quando achava uns bichinhos como a viuvinha ou joaninhas, ficava nas nuvens.



Cheiro de cachimbo:
É um cheiro um tanto desagradável, mas me lembra minha vózinha Cecília, que era uma mulher maravilhosa, ainda não conheci uma pessoa tão bondosa como ela foi. Sempre tomando seus chás ao invés de água e quando chegava a tardinha lá ia dona "Cilira" pro quintal fumar seu cachimbo. Infelizmente ela se foi em 2008, mas em muitos momentos senti sua presença ao meu lado e sei que quando eu precisar ela vai estar, sempre.
Via Vanessa Barbosa

Cheiro de maresia:
Assim como a Paty falou, quem mora pelo reconcavo baiano tem parada obrigatória nas praias da Ilha de Itaparica, nesses meus humildes 18 anos de vida andei bastante por essas praias, Berlinque, Aratuba, Barra do Pote e a própria cidade de Itaparica. Em nenhum lugar sou mais feliz do que lá, os dias são todos marcados por risadas, torrando que nem camarão no sol, se entupindo de acarajé e queijo coalho assado. Lá eu aprendi a mergulhar, aprendi a pular onda e correr pra não queimar o pé na areia quente.

Bom, agora eu tenho que repassar para cinco amigas, vamos lá, quero descobrir qual cheirinho deixa vocês felizes.

Fernanda Reali / Joice Gonçalves / DaniElaine Averbuch / Lih

13 comentários:

  1. "Stiletto" o perfume que meu primeiro namorado usava no dia em que roubou o 1º beijo de minha vida, há 22 anos atrás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De certo, primeiro amor! Esse a gente nunca esquece rsrs. Bem vinda Jaqueline.

      Excluir
  2. Oi Vanessa

    Que bacana ver o MEME se expandir e saber um pouco mais da sua vida através dos cheiros que te marcaram.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Adorei seus cheiros. Tbm já comi mto pastel, mas hj só o cheiro mesmo. kkkkkk
    Que bom que temos Berlinque em comum, né? Minha família não tem mais casa lá e até as famílias de meus amigos venderam as suas, mas nos anos 90 fizemos mto barulho por ali.

    bjão, Formosa.

    ResponderExcluir
  4. Cheiro de terra molhada. Faz lembrar minha terrinha!

    ResponderExcluir
  5. Vanessa querida! Obrigada popr pensar em mim pra brincadeira! Já aceitei e vai estar postado amanhã, 2ªF, 09 de julho. Vem ver! Ótimo início de semana! Bjo no coração!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Vanessa vim retribuir à visita..muito interessante essa blogagem em relação à cheiros, minha lembrança fica os cheiros das comidas de minha mãe. Já estou te seguindo. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, as portas do DF estarão sempre abertas. Uma ótima semana.

      Excluir
  7. Oie!

    Pensei que só eu tivesse essa coisa de sentir cheiro de algo e lembrar de alguma coisa do passado. Um cheiro que me lembra muita a minha infância é de pão com queijo. Sério, eu sinto e lembro logo de quando era do jardim da infância. E o pior é que as vezes sinto o gosto do pãozinho, hahahaha.

    Bjins

    www.dicasoutravessuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei este meme.
    Primeira vez que vejo, e achei muito original.

    Adorei suas resposta.


    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books
    @c_i_d_a

    ResponderExcluir
  9. Oi Vanessa,

    Adorei conhecer as lembranças que lhe são trazidas pelo cheiro.
    Realmente, os aromas nos remetem instantaneamente para lugares ou fatos que nos marcaram a vida.
    Gostei da postagem.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  10. Os cheiros da infância são inesquecíveis =))

    Beijinhos flor!

    ResponderExcluir

Comente, você também faz parte deste blog. Divina Feminilidade agradece seu carinho.