15 de agosto de 2009

Ideologia, eu quero uma pra viver!


Já dizia o poeta Cazuza: " Meu partido/É um coração partido/E as ilusões/Estão todas perdidas/Os meus sonhos/Foram todos vendidos/Tão barato/Que eu nem acredito/Ah! Eu nem acredito..."
Qual é o significado de ideologia? Qual é a sua? É preciso mesmo ter uma para viver?

Talvez ideologia seja viver segundo uma ideia, dirigir sua vida, ações, pensamentos sempre na perspectiva da ideia ou pensamento que você escolheu para se espelhar. No contexto de uma sociedade, a ideologia pode estar em harmonia com os valores que prevalecem na própria ou opor-se a eles.

Ok! Está muito teórico não é? Vamos para exemplos do dia-a-dia. As religiões utilizam muito a ideologia para mostra que sua filosofia tem sentido; a mídia tenta convencer que algo é verdadeiro quando na verdade não é; a moda dispondo de padrões de beleza; e quando você vai comprar leite no supermercado e tem que pagar em dinheiro, sabe por quê? Porque é a ideologia capitalista que determina assim.

Imagine sua vida sem ideologias, hoje você seria advogado, amanhã padeiro; hoje pagaria dez mil reais por um carro, amanhã vendia e em troca recebia cestas básicas; hoje condenaria a distribuição de camisinhas pra adolescentes, amanhã faria um aborto. Até os homens da caverna tinham uma: caçar e matar animais para comer, assim sobreviveria, mas se pensassem que todos os animais são sagrados e não os caçassem ficariam cada vez mais fracos e morreriam. Os negros lutavam pela libertação, eis uma ideologia.

Não adianta se classificar "sem ideologia", todos nós temos várias e sem elas não vivemos. O mundo é constituído por pensamentos que influenciam nossas ações, e é praticamente impossível exterminá-los. Afinal a mente humana é que produz todos eles e é tão complexa, capaz de deixar louco quem tentar entende=la.

3 comentários:

  1. nossa... isso me fez pensar hein?!
    hahaha'
    nunca pensei nisso antes.. interessante.. =DD

    Bjjks ;*

    ResponderExcluir
  2. Hoje a aula de sociologia foi sobre 'ideologia', o prof é um mala, prefiro o seu texto :)

    Beeijo!

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana tudo o que vc escreveu.. Penso que estamos rodeados de ideologias hipócritas... Em que muitos as seguem, para simplismente mostrar à sociedade que são "sérios", "de boa conduta", "que luta pelo melhor" e por aí vai.. Mas, na prática... É muito diferente.

    A verdade é o que vc disse.. Não adianta tentar sair de uma ideologia, que sempre cairemos em outra.

    Gostei muito do seu Blog! E... É claro que aceito a parceria! Já linkei vc tbm!

    Beijocas! =)

    ResponderExcluir

Comente, você também faz parte deste blog. Divina Feminilidade agradece seu carinho.